terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sobre aquaponia

A minha descoberta dos sistemas aquapónicos para a produção de alimentos de superior qualidade, remonta há aproximadamente 365 dias, intensos de: investigação, design, concretização e experimentação. Tratam-se de objectos fervilhando de vida, quer aquática, quer vegetal, quer bacteriana.

 
Fervilhando de vida carpa koi


Os melhores peixes para utilizar nestes sistemas artesanais são as Carpas Koi e os Cometas. A sua resistência torna-os ideais para o nosso clima.
Para uma produção de peixe destinada à alimentação, o nível a que estas questões se colocam ultrapassa o amadorismo.


Sifão


Para a formação das bactérias que transformam a amónia em nitratos absorvidos pelas plantas, a oxigenação e movimento da água são fundamentais. O sifão é um dos elementos que regula o movimento, criando ciclos de cheio/vazio. Planta-se na "maré cheia".


   Sistema aquaponico


A pouca informação disponível no nosso país ( e valha-nos a Net com todas as suas "imprecisões"! ), levou-me a cometer dois erros que comprometem a eficácia do sistema. O primeiro relaciona-se com a altura do recipiente da argila expandida, esta não pode ser inferior a 30 centímetros, uma vez que  o sistema ao fim de poucos meses fica doente. Este não consegue produzir um tipo de bactéria que necessita de profundidade para se desenvolver. 


 Sistema aquaponico

 
O segundo erro prende-se com a capacidade de água do tanque dos peixes, quanto menor mais difícil é controlar o equilibrio e temperatura do sistema. O ideal será, nunca menos de 500 litros de água o que equivale a aproximadamente 1,5 metros quadrados de área de cultivo.


  Sistemas aquapónicos


Um dos muitos argumentos que me levou a realizar estas experiências é o facto de estes sistemas pouparem perto de 80% de água na produção dos alimentos em relação aos métodos convencionais da agricultura.


 Sistemas aquapónicos


As minhocas são a arma secreta, com elas se fecha o círculo de elementos vivos presentes.


   Sistemas aquapónicos
 
 
Trezentos e sessenta e cinco dias que me levam a dizer que este pode ser um dos caminhos a seguir, limpo, sem produtos químicos, sem problemas como o da rotação das culturas e com uma rentabilidade por metro quadrado surpreendente. Cheira bem, cheira a Mar.
 
 

5 comentários:

  1. boa tarde,
    estou a pensar também implementar um sistema de aquaponia e ajudou em algumas coisas que não sabia, se poder facultar mais informação agradecia-lhe visto que nem livros existem sobre este metedo de cultura.
    cumprimentos samuel

    ResponderEliminar
  2. Olá...
    sou estudante de agronomia na Universidade de Caxias do Sul(UCS).
    Estou fazendo um projeto na disciplina de Projetos Agricolas e acabei de descobrir a aquaponia.
    Muito boas as suas dicas.
    Se tiver algum material adicional e puder compartilhar(crismoschen@hotmail.com) comigo ficaria muito agradecida, pois enriqueceria minhas pesquisas para o trabalho da disciplina.

    Cristina Moschen

    ResponderEliminar
  3. Olá Samuel e Cristina,

    obrigado pelo interesse!

    Os estudos e experiências que considero relevantes nesta área estão partilhados neste blogue. Posso dizer que o caminho tem sido recheado de sucessos e fracassos mas o sistema está vivo e funcional.

    Como a actividade destes sistemas depende da temperatura, neste momento a produtividade é baixa pois está frio em Portugal. Deixo um conselho: foquem sempre a vossa atenção nos peixes e na saúde dos mesmos a qual depende de muitos factores.

    Os avanços são lentos,a informação é escassa, sendo necessário monitorizar sempre o sistema para manter o equilíbrio entre os diferentes elementos.

    É fascinante reflectir sobre as várias disciplinas intervenientes neste processo e muito gratificante!

    Cumprimentos

    António

    ResponderEliminar
  4. Olá bom dia,

    parabéns pela filosofia de vida a economizar água, partilho desta idéia e gostaria de saber como que a minhoca contribui para o processo.

    obrigado.

    keeslew.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A palavra minhocas conduz ao vídeo que me serviu de referência. Ai encontra-se a resposta à pergunta que me foi feita.

      Cumprimentos

      Sérgio António

      Eliminar